Pesquisar neste blog

sábado, 11 de setembro de 2010

Atualização de Pacotes no Slackware

Outro dia instalei o slackware 13.1 32bits no meu pc do trabalho, e começei a pesquisar para tirar algumas dúvidas e ou começar a postar os posts que usei e deu resultado.

 

Mantendo-se atualizado no Slackware

Uma preocupação constante de todos administradores de sistema (ou simples usuários mesmo) que se preze é a de manter seu sistema sempre atualizado com as atualizações de segurança mais recentes.

A forma de se obter as informações das atualizações atuais do Slackware é visitando a página de ChangeLogs. Uma opção interessante é acompanhar estas alterações através de RSS: http://dev.slackware.it/rss/

Uma vez ciente da mais nova atualização, pode se acessar um dos mirrors, baixar o pacote em questão (para as versões stable as atualizações ficam no diretório patches, no current, como as atualizações não são, em sua maioria, de segurança e sim de versão mesmo, os pacotes se encontram em seus respectivos diretórios relacionados à série de pacotes ao qual ele pertence) e instalá-lo.

No entanto, alguns arquivos de configurações não são atualizados automaticamente. Cabe ao usuário decidir por fazer isto ou não, conforme lhe convier. Este procedimento também é bem simples:

# cd /etc
# find . -name "*.new"


Será exibidos quais são estes arquivos, basta após isto verificar quais devem realmente ser atualizados.

Bom, esta é a forma manual de manter o Slackware atualizado, existe uma outra mais cômoda, o slackpkg.

Slackpkg - ferramenta automatizada para manutenção de pacotes

O slackpkg é uma ferramenta (desenvolvida por brasileiros - PiterPunk e UdontKnow - diga-se de passagem) que desde a versão 9.1 do Slackware consta no diretório extra da árvore oficial do Slackware e que na última versão (12.2) foi incorporado de fato a distribuição, agora pertence à série ap.

Sua utilidade é automatizar o gerenciamento de pacotes a partir do repositório oficial e bem à maneira Slackware.

Sua utilização básica consiste em primeiramente ajustar as configurações. O arquivo que corresponde a isto é o /etc/slackpkg/slackpkg.conf.

O arquivo é muito bem documentado, embora em inglês. Pode se definir, dentre outras opções, se se deseja que os pacotes baixados sejam guardados (e aonde) ou não.

Também é preciso definir um (e apenas um) mirror, descomentando a linha referente ao escolhido no arquivo /etc/slackpkg/mirrors.

Depois disto deve-se rodar o comando:

# slackpkg update

Que irá baixar e formatar a lista de pacotes a partir do mirror. O comando deve ser rodado toda vez que houver uma alteração nos pacotes (mantenha-se atento ao Changelog :)).

Com a base de dados dos pacotes em dia pode se utilizar o slackpkg para instalar, remover, atualizar, baixar pacotes e tantas outras opções.

Eu, particularmente, acho-o uma mão-na-roda para manter o sistema atualizado. Para os que usam a versão stable, nada mais do que um "slackpkg upgrade-all" é necessário para esta finalidade. Depois de instalar as atualizações ele cuida em verificar os arquivos de configurações novos, oferecendo ao usuário fazer com os mesmos o que julgar mais apropriado.

Para obter uma lista mais detalhada das possibilidades:

$ man slackpkg


fonte:Xico_Ambrosio (VOL)