Pesquisar neste blog

sábado, 11 de setembro de 2010

Instalando e configurando o Java JDK no Slackware

Baixando o danado do JDK 6 Update 11

Você deve ir ao site da sun e lá fazer o seguinte caminho:

Downloads & Trials > Java Standard Edition

Ao abrir a página, clique no link do download. Hoje, dia 30/12/2008, o link está assim:

"Java SE Development Kit (JDK) 6 Update 11"

Aparecerá uma caixa de seleção perguntando qual a plataforma. No nosso caso, coloque somente Linux. A caixinha de baixo pode deixar como Multi-language mesmo. Aceite os termos e clique em continue. Depois aparecerão dois tipos de arquivo, algo como jd-XuY-linux-i586.rpm.bin e jd-XuY-linux.bin (X é versão atual e Y a versão da atualização).

Por exemplo: no meu caso eu baixei o jdk-6u11-linux-i586.bin (6 é a versão atual e 11 a versão de atualização). Baixe apenas o segundo modelo, o que é apenas .bin, para o diretório /opt, que fica na raiz. Se não existir esse diretório na raiz, crie-o.

# cd /
# mkdir opt


Bom, agora que você baixou o JDK, na pasta deve existir agora um arquivo do tipo bin. No diretório /opt, veja se o download deu certo:

# cd /opt
# ls -a


Como exemplo do resultado da operação acima, usarei o que aparece aqui, no meu terminal:

jdk-6u11-linux-i586.bin

Se você seguiu todos os passos até aqui, pule para a próxima etapa.

Instalando o JDK propriamente dito

Bom, agora vamos para a próxima etapa, a instalação. Aqui você deve estar logado como root. Caso não esteja, vá ao terminal e mude para root:

$ su root

Ok, agora você é o root. Então você deve permitir a instalação do arquivo .bin do jdk. Siga a sequência abaixo. Eu usarei como exemplo sempre o meu caso, portanto você deve prestar atenção ao nome do SEU arquivo baixado, ok? Caso tenha dúvida é só entrar no diretório /opt e dar um ls -a para saber qual a versão que você baixou.

# cd /opt
# chmod a+x jdk-6u11-linux-i586.bin


Pronto, você autorizou a instalação (não é bem esse o significado desse comando, mas entenda assim).

Agora digite:

./nome-completo-do-arquivo-baixado

No meu caso, como exemplo:

# ./jdk-6u11-linux-i586.bin

Será mostrado o "Termo de Compromisso" da Sun em modo texto. Basta apertar a tecla Q e depois, quando perguntado se concorda, digitar yes e teclar ENTER.

A instalação então será executada e finalizada.

Para saber se a instalação foi executada com sucesso, veja se uma pasta chamada java foi criada, pois agora devem existir três arquivos/diretórios em /opt: java, jdk-6u11-linux-i586.bin e o jdk1.6.0_11.

# ls -a
java  jdk-6u11-linux-i586.bin  jdk1.6.0_11

Agora digite o seguinte comando para ver se a instalação foi bem sucedida mesmo (o comando abaixo pode ser digitado em qualquer diretório):

# find / name - javac

Isso deve retornar algo parecido com o exemplo abaixo:

/opt/jdk1.6.0_11/bin/javac
/opt/jdk1.6.0_11/sample/javac

Configurando as variáveis PATH e criando o link simbólico

Bom, agora que instalamos o JDK no diretório /opt, vamos configurar as variáveis PATH. Não entrarei muito em detalhes sobre o que significa cada uma das variáveis que criarei porque acho que isso tornaria muito extenso o texto. Mas é só fazer o que está descrito abaixo que não tem erro. Talvez essa seja a parte mais simples.

Essa terceira parte pode ser feita de duas maneiras: usando um editor de texto do terminal ou usando um editor de texto com uma interface bonitinha (o Kwrite seria uma boa pedida). Eu aconselho a segunda opção, se bem que a primeira é bem simples. Tudo bem, recomendo a segunda. No exemplo, porém, usarei o modo "na unha".

Ok. Vá até o diretório /etc e abra o arquivo profile. No meu caso:

# cd /etc
# vim profile


Acrescente ao final do arquivo as seguintes linhas: 


export JAVA_HOME=/opt/jdk1.6.0_17
export CLASSPATH="$JAVA_HOME/lib"
export PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin"
export MANPATH="$MANPATH:$JAVA_HOME/man"


Primeira coisa a dizer: se você escolheu por editar o arquivo no modo texto, neste exato momento deve estar arrependido profundamente pela escolha. A segunda coisa a dizer, e agora séria, é que aqui eu também usei o meu exemplo. O que vai importar muito no nosso caso aqui é a primeira linha. Lembra-se que existem agora três diretórios relacionados ao JDK no diretório /opt: um arquivo binário, um diretório java e um outro diretório, que se você reparou bem tem um nome parecido com o do arquivo .bin, mas sem o bin. Entendeu? Ok, se você não entendeu, eu mostro:

O meu arquivo .bin (o que a gente baixou da Internet):
  • jdk-6u11-linux-i586.bin

O diretório gerado (além do diretório java, é claro):
  • jdk1.6.0_11

Veja que é o diretório que deve ser colocado na primeira linha, com direito ao caminho completo:

export JAVA_HOME=/opt/jdk1.6.0_11

Então lembre-se: veja lá qual o diretório que você vai colocar e não mexa em hipótese alguma nas outras linhas do arquivo profile, capiche?

Acrescentadas as devidas linhas ao arquivo profile, salve e saia, pois agora faremos o último passo. No terminal, digite as seguintes linhas (no meu caso):

# ln -s /opt/jdk1.6.0_11/bin/javac /usr/local/bin

Olha o diretório de que eu falei anteriormente. Lembre-se do seu caso, ok? Bem, feito isso, o seu JDK já está configurado corretamente. Para testar, sugiro que você digite o seguinte comando no terminal:

# javac

Se aparecer um monte de coisas escritas na tela, parecidas com um manual do comando, parabéns, a instalação foi um sucesso. Mas se você digitou javac e apareceu uma mensagem do tipo "command not found", então você deve rever as etapas da configuração.

fonte: oddy.silva (VOL)